Pesquisadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, identificaram metais tóxicos, como chumbo, arsênio e cádmio, em níveis preocupantes em 14 marcas de absorventes internos femininos, incluindo alguns orgânicos. O estudo, publicado na revista Environment International, revela que esses produtos podem ser uma fonte de exposição a metais tóxicos para pessoas menstruadas.
A principal autora, Jenni Shearston, destacou a falta de pesquisas sobre os riscos à saúde pública relacionados a esses produtos. A equipe testou 16 metais nas amostras, com chumbo, arsênio e cádmio presentes em “quantidades elevadas”. As marcas testadas não foram reveladas, mas incluíam produtos populares adquiridos em Nova York, Londres e Atenas entre 2022 e 2023.
Os cientistas não sabem como os metais chegaram aos absorventes, mas especulam contaminação por agrotóxicos, água, ar, solo, ou adição intencional durante a fabricação. Os metais pesados são conhecidos por causar danos aos sistemas cardiovascular, nervoso, endócrino, fígado, rins e cérebro, além de aumentar o risco de demência, câncer, diabetes, infertilidade e problemas para gestantes e fetos.
Os autores enfatizam que a mucosa vaginal é mais permeável que a pele, o que pode facilitar a absorção desses metais.
Foto: Reprodução
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!