Segunda edição da exposição itinerante Negro Lindo será lançada nesta segunda-feira (21)

Será lançada nesta segunda-feira (21) durante vernissage no Partage Shopping Mossoró, a partir das 19h, a segunda edição da exposição fotográfica itinerante Negro Lindo. A primeira, realizada dos anos 2000 a 2011, foi uma das primeiras ações a dar visibilidade aos negros habitantes do município de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.

Com o tema “Ancestralidade E Identidade Negra: uma caminhada que resiste ao tempo e ao preconceito étnico racial”, esta etapa ficará aberta ao público de forma gratuita até o dia 21 de abril no Partage Shopping Mossoró. Após este período, percorrerá por outros pontos do Estado.

“Juntamente com a primeira edição, queremos evidenciar e exaltar a beleza negra de pessoas comuns, que constroem cotidianamente seu processo de identidade e se afirmam como negros e negras, ampliando a consciência negra e as lutas contra a o racismo e discriminação racial em Mossoró”. Comenta a professora, doutora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Ivonete Soares, umas das referências no estudo da consciência negra no Estado e a idealizadora da exposição que consta de 30 fotografias pela ótica do fotógrafo mossoroense Pacífico Medeiros. Somando-se assim a outras 22 da primeira edição, também em exposição.

“Selecionamos as 30 atuais a partir de pessoas de nossas relações pessoais. Tem diversidade de gênero e geração e de negros (pretos e variedade de pardos). Bem como de profissões (donas de casa, professoras/professores, médica, bailarino, estudantes). Mulheres, homens, crianças, adultos, jovens e idosos.” Informa a organizadora.

Tanto Ivonete, quanto o fotógrafo Pacífico Medeiros ressaltam que as fotos expostas não serão comercializadas.

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!