A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) distribui, na tarde desta quarta-feira (03), mais 133.818 doses de vacina contra a Covid-19, dando continuidade à Campanha Estadual de Vacinação.
São 46.524 doses do imunizante da Pfizer destinadas para aplicação da dose de reforço em trabalhadores da saúde (28.368 doses) e idosos acima dos 60 anos (18.156 doses). Mais 53.250 doses da Pfizer para ajuste da segunda dose na população com Astrazeneca/Oxford em atraso e outras 34.044 doses para aplicação da primeira dose em adolescentes entre 12 e 17 anos.
Diante do elevado quantitativo de doses de Coronavac disponíveis nos municípios potiguares e conforme pactuado na Câmara Técnica da Vacina, a Sesap orienta que a população a partir dos 18 anos que ainda não tomou a primeira dose deve ser vacinada exclusivamente com o referido imunizante.
Mossoró 17.630 doses
Está sendo aguardada para chegar ainda hoje (3) a Mossoró 17.630 doses de vacinas da Pfizer e AstraZeneca segundo o Coordenador de Imunizações de Mossoró, Etevaldo de Lima.
Desse total, 7.860 são doses do imunizante da Pfizer que serão distribuídos da seguinte forma: 1.374 (reforço para idosos); 3.378 (reforço para trabalhadores da saúde); 3.108 (para vacinação de adolescente de 12 a 17 anos). Do imunizante da Oxford – AstraZeneca serão 9.770 doses que serão destinadas a aplicação da 2ª dose para o público em geral.
Com a chegada de mais essas vacinas, Mossoró seguirá vacinado a população local sem interrupções. As vacinas contra a Covid seguem sendo aplicadas de segunda a sábado no Ginásio do SESI e nos domingos e feriados no Ginásio de Esporte Pedro Ciarlini.
Estão aptos a tomar a dose de reforço, os idosos com 60 anos ou mais que completaram o ciclo vacinal há pelo menos cinco meses. Para os profissionais que atuam na área da saúde, a aplicação da dose de reforço também obedece ao tempo de cinco meses após a conclusão do esquema vacinal.
Os adolescentes de 12 a 17 anos devem comparecer aos pontos de vacinação acompanhados dos pais ou responsáveis e devem levar a seguinte documentação: documento de identificação com foto; comprovante de residência e cartão de vacina. Os pais ou responsáveis também precisam levar documento de identificação.
Os idosos devem levar o cartão de vacina e um documento de identificação com foto. Os profissionais de saúde devem levar documento de identificação com foto, cartão de vacina e documento de vínculo com a empresa que trabalha.
Imunização
De acordo com a plataforma RN + Vacina, 79% dos potiguares já receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, correspondendo a cerca de 2.513.352 de pessoas vacinadas; e, 57% da população já está totalmente vacinada. Já em relação aos adolescentes entre 12 e 17 anos, 56% dos jovens já receberam a primeira dose de imunizante.