Setur/RN oferece capacitação para 538 alunos em 30 cidades potiguares

O segundo ciclo de cursos de capacitação ofertados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur/RN) teve nesta terça (25), com a solenidade de entrega dos certificados para 538 alunos que concluíram os estudos. Um evento, no Centro de Convenções de Natal, reuniu alguns alunos e gestores do turismo de 30 cidades contempladas, marcando o encerramento das formações nessas localidades.

Os cursos foram realizados a partir de contratação do Senac/RN que levou para todos os polos turísticos do estado, cursos de Turismo de Base Comunitária; Gestão de Pequenos Negócios em Comércio e Serviços; Técnicas para Garçom; Boas Práticas na Manipulação de Alimentos; além do curso de Instância de Governança Municipal. As formações foram definidas a partir da demanda dos municípios e foram todas ministradas na modalidade presencial, com carga horária entre 16h e 80h.

Participaram da entrega de certificados a Secretária de Estado do Turismo, Ana Maria da Costa, o Coordenador Geral do Projeto Governo Cidadão e Secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, a Secretária Adjunta de Turismo, Danielly Rêgo, a Subsecretária de Política e Gestão Turística, Solange Portela, o Diretor Regional do Senac/RN, Raniery Pimenta, e a Coordenadora do Eixo Turismo e Gastronomia do Senac/RN, Louise Matias.

As formações são focadas no interior do Rio Grande do Norte, fortalecendo a diretriz da Setur/RN de incentivar a regionalização do turismo. “Os cursos levam ao aumento da profissionalização do turismo, ampliando assim o impacto positivo dessa indústria na economia de todas as regiões do nosso estado. Isso pode significar um melhor atendimento ao turista em nossa rede hoteleira, em nossos restaurantes e, também, uma gestão pública do turismo mais moderna e conectada com a realidade mundial do setor”, comenta Ana Maria da Costa.

O total estimado de investimento pelo projeto Governo Cidadão, realizado a partir de acordo de empréstimo com o Banco Mundial, é de quase R$ 1 milhão de reais. Ao todo serão ofertadas, até o final de novembro, mais de 1.700 vagas em 50 cidades. “A capacitação que é financiada pelo Governo Cidadão permite que o governo do Estado possa apoiar a formação de uma cadeia mais produtiva e com agentes mais instruídos”, explica Gustavo Coelho.

Os cursos fomentam uma gestão integrada do turismo entre os setores privado, público e a comunidade local, visando um fortalecimento da atividade turística. Essa integração é percebida nas falas dos alunos que realizaram as formações. É o caso de Juliana Felix, microempresária em Rio do Fogo, que elogia a oferta de cursos e destaca o aprendizado prático para a gestão do seu negócio.

“O curso para mim é um divisor de águas, pois ensinou a fazer os cálculos certos, a definir preço e valor dos serviços, a como fazer nosso marketing na internet, e eu já estou colhendo os frutos no meu negócio”, relata a aluna.

A diversificação de mercados emissores, o estímulo ao crescimento da quantidade de turistas para o destino e a ampliação da conectividade também foram discutidos.

Essa é a segunda vez que a Setur/RN realiza a oferta de cursos via Senac. Na primeira etapa, em 2021, foram beneficiadas 24 cidades com um total de 332 alunos capacitados. Para Raniery Pimenta, Diretor Regional do Senac/RN, os cursos podem causar um efeito positivo na economia turística no longo prazo. “Esse trabalho para o turismo é muito relevante, pois você está fornecendo mão de obra qualificada para um segmento que é um dos mais importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, analisa.

_____________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!