Técnicos da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap) estiveram quinta-feira (4) de novembro em Serra do Mel para discutirem ações de Tuberculose.
Participaram do encontro as referências do Programa de Controle da Tuberculose da II URSAP, Sival Duarte Filho, Clivaneide Ferreira; a referência em Vigilância Epidemiológica, Vera Cristina Vale, a apoiadora de Vigilância em Saúde, Laura Moreno, a secretária municipal de saúde, Anacelia Freitas do Nascimento, a coordenadora da Atenção Básica, a coordenação de Vigilância Epidemiológica e o coordenador de Tuberculose.
“O último caso de tuberculose no município foi notificado em 2018. Porém no início de 2021 houve um óbito em Mossoró, no Hospital são Luiz, de um residente de Serra do Mel. Esse diagnóstico veio enquanto ele estava internado por complicações por Covid-19 que infelizmente o levou a óbito. E esse residente foi diagnosticado com tuberculose no Hospital São Luiz”, disse o técnico Sival Duarte.
“O intuito deste encontro foi articular com o município ações visando a intensificar as buscas ativas por agravos que estão silenciosos no município, em especial tuberculose,” ressaltou Sival Duarte.