Temperatura pode subir 1º C no RN a partir de 2024

O Rio Grande do Norte enfrentará um aumento médio de 1ºC no próximo verão, de acordo com previsões da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). A onda de calor já atingiu o estado, registrando temperaturas históricas, como os 40,6ºC em Caicó. O fenômeno está ligado ao El Niño, facilitando o deslocamento de massas de ar quente.

A temperatura média no interior do Nordeste é de 38ºC a 39ºC. Não há um grau mínimo para definir uma onda de calor, mas ela pode ser determinada pela existência de uma grande área com temperatura homogênea. A sensação térmica é influenciada por altas temperaturas e baixa umidade. Espera-se impactos significativos, especialmente no Seridó, com máximas de 41ºC em lugares como Pau dos Ferros e Caicó.

Grandes centros urbanos podem se tornar “ilhas de calor permanentes” devido à impermeabilização do solo e ao crescimento urbano. O chefe de meteorologia da Emparn destaca a importância de considerar a sustentabilidade e a preservação ambiental diante das mudanças climáticas.

Foto: Reprodução

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!