Uma das mais importantes companhias culturais do RN, Ciranduís completa hoje 29 anos

De Janduís para o mundo, a Companhia Cultural Ciranduís, atualmente também Ponto de Cultura, completa 29 anos de história nesta quinta-feira (21), sendo a primeira entidade em atividade artístico-cultural, a atingir essa marca na cidade e na região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte.

A Companhia Ciranduís nasceu como grupo de ciranda, como uma ação do Projeto Recriança, no ano de 1989, acompanhou o surgimento do Movimento Popular Escambo Livre de Rua, se consolidando com nova formação e abraçando outras linguagens em 21 de abril de 1993, na Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, em Janduís.

Pensando numa permanência mais sólida no cenário cultural do Estado, que pudesse dar sustentabilidade aos seus componentes e às atividades do grupo, as oportunidades foram sendo produzidas por intermédio da economia criativa e parcerias e as formações deram voz ativa para que a Ciranduís chegasse aos seus 29 anos.

“É um percurso longo, cuidadoso que exige jogo de cintura pra se manter de pé e com um reconhecimento além do esperado. A ausência de financiamento contínuo tem sido uma das partes que mais atinge o desenvolvimento de ações, bem como a permanência de muitos jovens por um período mais longo. Os que resistem, sabem o impacto dessa falta de incentivo”. Comentam os organizadores.

“Por aqui muita gente boa fez história fortalecendo a ideia lançada pelo mestre Josivan Melo da Silva, nosso fundador, sendo abraçada e aprimorada por todos que acreditam na força da arte, transformando numa das maiores potencias culturais do Rio Grande do Norte. Nossa gratidão a todas as pessoas que deixaram suas marcas, fez sua história e as que ainda permanecem acreditando que o outro mundo possível é erguido a partir de Janduís.” Complementam em forma de agradecimento.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!