Universitários da zona rural de Mossoró têm transporte escolar assegurado pela Prefeitura

Estudantes universitários e de cursos técnicos residentes no Polo Maísa, zona rural, passam a ter à disposição transporte escolar fornecido pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Diariamente, mais de 100 alunos da região utilizam os veículos que realizam três rotas, sendo uma pela manhã e duas à noite, deslocando os discentes para instituições como a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA).

A jovem Erolaine Karina é uma das contempladas com o transporte disponibilizado pelo Município. Ela é aluna do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), na Ufersa. Para a estudante, a nova rota oferecida pela Prefeitura de Mossoró, pela manhã, representa um importante avanço na sua busca pelo diploma da graduação. A estudante lembra as dificuldades que enfrentou antes do transporte gratuito ser oferecido.

“A gente tinha que vir de táxi. Eu moro na Maísa e então o custo era muito alto, e mais alto ainda para quem vivia nas comunidades circunvizinhas. Agora temos um transporte gratuito, não precisamos mais nos preocupar nesse sentido, isso é muito bom, muito gratificante”, enfatizou a universitária.

A ampliação do transporte escolar garantido pela Secretaria Municipal de Educação só foi possível graças a um trabalho intenso de reorganização da frota iniciado em 2021. “Durante o ano de 2021, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação, investiu de forma planejada e organizada no transporte escolar. Fomos desde a manutenção da frota, uma frota que encontramos há mais de um ano parada e sem nenhuma manutenção, até a aferição de tacógrafos. Trabalhamos com o emplacamento, reforma dos estofados das bancadas dos ônibus, com a troca de para-brisas, de pneus, entre outras melhorias na qualidade desse transporte”, pontuou a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar.

Além da nova rota da Maísa pela manhã, outras duas foram criadas este ano, contemplando a Escola Municipal São Romão, no Assentamento São Romão, e o Núcleo Municipal de Educação Rural Cornélio Barbalho de Carvalho, no Riacho Grande. São mais de quase 400 estudantes atendidos somente com essas novas rotas.

“Trabalhamos na organização das rotas, de forma a considerar as reais necessidades da Rede, e isso nos permitiu não só manter as rotas existentes, como ampliá-las. Nós criamos três novas rotas, a partir das necessidades, da demanda do nosso aluno da Rede Municipal de Ensino. O resultado desse trabalho realizado ao longo do ano de 2021 nós estamos vendo agora, com a nossa frota em circulação, já na segunda semana de aula, sem nenhum problema de transporte”, finalizou a secretária Hubeônia Alencar.

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!