Player Topo - Web Radio
Reporte Brasil Bloco01

“Ursos” do carnaval de Mossoró são reconhecidos como patrimônio imaterial do município

A Câmara Municipal de Mossoró aprovou nesta quarta-feira (1¨), o Projeto de Lei do Legislativo nº 77/2023, que reconhece a manifestação carnavalesca do urso de Mossoró como patrimônio cultural imaterial do município. A proposição foi de autoria da vereadora Marleide Cunha (PT), que destacou a importância da iniciativa.

“Os ursos de Mossoró são alegria para muitas pessoas, ao mesmo tempo em que também transmite medo para algumas crianças. Mas o movimento é uma manifestação cultural importante para o município, por isso é oportuno o reconhecimento como patrimônio imaterial da cidade”, frisa, ao destacar o urso como folclore.

Segundo o pesquisador e poeta Marcus Vinícius o reconhecimento é fruto de um diálogo que já vinha perdurando três anos: “Iniciou na pandemia entre eu e Márcio Aquino, canavalesco aqui de Mossoró, dono de blocos de urso. É de suma importância imortalizar os ursos como patrimônio material e imaterial da cultura local porque estes fazem parte do imaginário sócio artístico do mossoroense”. Comentou.

Ainda segundo ele, os primeiros registros da tradição dos ursos em Mossoró data dos anos 50. Chegaram enquanto “La ursa”, trazidos do Pernambuco e no decorrer dos anos assumiram a identidade de “urso”, criando uma linguagem própria e são, até hoje, os primeiros acordes ecoados pelo universo mossoroense para anunciar a chegada do período momesco.

“Não deve acabar, precisa ser preservado, conservado e instigado nas instituições educacionais, sociais, nas periferias, como linguagem artística, como política pública para a sua sustentação, pois na cidade de Mossoró são encontrados vários grupos carnavalescos de ursos”. Comenta Marcus.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!