A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passa a adotar a partir desta semana a vacina contra a febre amarela na rotina do calendário básico de vacinação. Anteriormente, a vacina era indicada apenas para as pessoas que iam viajar para áreas endêmicas e agora está implantando como rotina.
O número de pontos de vacinação aumentou de cinco para dez. Para atender um público-alvo maior, a SMS realizou na semana passada uma capacitação com profissionais de enfermagem, profissionais de salas de vacina e diretores de Unidades Básicas de Saúde.
Coordenador de Imunizações do Município, Etevaldo Lima destaca inicialmente que as doses enviadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde não são suficientes para atender a população. A remessa é enviada no sistema de cotas até contemplar a todos.
Lima explica que toda a população de 9 meses a 59 anos de idade tem de se vacinar contra a febre amarela. “A população que tomou uma dose quando era menor de cinco anos necessita de outra dose. A população a partir de cinco anos até 59 anos se não tem nenhuma dose passa a tomar só uma dose. Lembrando que alguém que tenha tomado alguma dose e estar adulto ou a partir de 5 anos que tenha tomado uma dose em menor de cinco ele necessita de outra dose”.
Unidades que contam com o imunizante: José Fernandes de Melo, Lucas Benjamin, Ildone Cavalcante, Edgard Burlamaqui, Maria Soares da Costa, Chico Porto, Luís Escolástico Bezerra, José Holanda, Chico Costa e Epitácio da Costa Carvalho. A vacinação vai ocorrer de segunda a sexta-feira pela manhã e à tarde.
__________________
ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170) aqui.
© DIFUSORA – A FALA DO POVO!