Vacinação antirrábica continua neste final de semana em Mossoró

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua neste final de semana com a vacinação antirrábica. Sete pontos volantes foram disponibilizados para a imunização de caninos e felinos. Neste sábado (27) houve vacinação contra a raiva na Praça da UPA do Alto de São Manoel, na Praça da principal do Abolição IV, na Praça da Piâmide, no Belo Horizonte, e em frente ao Supermercado Rede 10, no Sumaré.

“A gente está fazendo essa estratégia levando pontos volantes para diversos bairros da cidade que é para justamente fornecer a oportunidade para quem trabalha até sexta-feira poder levar seu cãozinho, seu gatinho para se vacinar”, destacou João Paulo, diretor administrativo do CCZ. Ele reforça que a vacinação também ocorre durante a semana na sede do Centro de Controle de Zoonoses, à rua Moisés da Costa Lopes, 83, no bairro Nova Betânia, e as sextas-feiras nos pontos volantes.

A praça ao lado da UPA do Alto São Manoel recebeu um grande número de pessoas que foram imunizar seus pets. Heliton Ferreira, morador do bairro Costa e Silva, levou os animais de estimação para a vacinação. “A gente tem essa preocupação. Ele também faz parte da família. Está com a gente há muito tempo e sempre temos o cuidado de vaciná-lo e tomar todos os cuidados”.

Moradora do Inocoop, Ivoneide Soares Carvalho também esteve na manhã deste sábado no ponto instalado ao lado da unidade de pronto atendimento do bairro. “É muito importante a gente vacinar os nossos animais para evitar doenças”, disse. Paulo Sérgio, morador do Alto de São Manoel, aproveitou a data e foi vacinar seu gatinho. “A gente tem de aproveitar para que esses animaizinhos sejam bem cuidados. Ele vacinado me sinto mais seguro. A vacinação serve para a saúde deles e da nossa também”.

A vacinação contra a raiva seguirá neste domingo (28) em três pontos volantes. Os locais são a Estação das Artes, no Centro, Parque Municipal Maurício de Oliveira, também no Centro, e Praça do Livro, próximo ao Ferro de Engomar, no Santo Antônio.

A estimativa do órgão é imunizar 80% dos 38.118 animais domiciliares na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. A campanha de vacinação antirrábica teve início em 4 de julho e se estenderá até 28 de outubro. O Dia D está marcado para 10 de setembro.

A direção do CCZ explica as principais orientações aos tutores de animais domiciliados: podem ser vacinados cães e gatos a partir dos três (3) meses de idade; somente animais saudáveis devem ser vacinados contra a raiva; os cães devem ser conduzidos com coleiras por pessoas maiores de idade que possam conduzir com segurança o animal; cães bravos ou mordedores devem utilizar sempre focinheira apropriada para evitar acidentes; e os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas ou protegidos com mantas de pano com total segurança para evitar fuga durante a vacinação.

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!