Violência sexual contra mulheres e meninas cresce 161,11% no RN em 2023, revela levantamento

Um levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelou que o Rio Grande do Norte é o segundo estado com o maior aumento de casos de estupro e estupro de vulnerável contra mulheres e meninas em 2023.

Segundo os dados, houve um aumento de 161,11% nos casos no primeiro semestre de 2023, atingindo 496 vítimas, em comparação com 190 casos registrados no mesmo período de 2019. O estado supera em quatro vezes o crescimento de outros estados do Nordeste, que apresentaram um aumento nacional de 14%. A violência, especialmente contra crianças, tem um viés de gênero e ocorre principalmente no ambiente familiar.

O aumento nas denúncias durante a pandemia destaca a necessidade de educação sexual nas escolas e em casa. Além disso, o estado enfrenta desafios no combate ao feminicídio, com um aumento de 44,4% nos casos.

Estratégias como a reeducação da sociedade, a autoproteção das mulheres e a conscientização dos homens são apontadas como medidas essenciais para combater a violência de gênero. O aumento dos casos também aponta desafios na implementação efetiva da Lei Maria da Penha.

Foto: Reprodução

 

__________________

ACOMPANHE MAIS DA PROGRAMAÇÃO DA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ (AM 1170)  aqui.

© DIFUSORA – A FALA DO POVO!