O túmulo do cangaceiro José Leite de Santana, o cangaceiro Jararaca, já foi tema de estudo em vários trabalhos acadêmicos, livros e matérias diversas. Neste último Dia de Finados não foi diferente, o portal TAB, da UOL publicou um extenso material sobre a visitação e adoração do povo mossoroense ao integrante do bando de Lampião, e que invadiu Mossoró lá no distante 13 de junho de 1927.
Escrita pelo jornalista Valcidney Soares, a matéria ouviu populares em visita ao túmulo do cangaceiro, alguns com relatos de milagres atendidos e também historiadores locais. Recentemente o jornalista e advogado Cid Augusto defendeu a sua tese de doutorado Poder, mídia e discurso na “canonização” do cangaceiro Jararaca, onde, dentre alguns tópicos, analisa esta “devoção” ao cangaceiro.
O historiador Marcílio Lima Falcão também escreveu uma obra dedicada inteiramente ao “mito” do cangaceiro intitulado Jararaca – Memória e esquecimento nas narrativas sobre um cangaceiro de Lampião em Mossoró.
Leia matéria do Portal TAB/UOL, aqui.